quinta-feira, agosto 31, 2006

Sim!!!!

É a palavra que mais se ouve em Maputo durante sexta-feira e sábado.É impressionante a quantidade de pessoas que se casam nesta terra durante dois dias. Não há um unico fim de semana que não se veja um desfile de chapas, filmadores em cima de pick-ups e o carro da noive, que maravilha!! Seja na cidade ou na praia, os casórios em Maputo são tambem uma atracção turistica e vejam aqui uma boa oportunidade de negócio..

terça-feira, agosto 29, 2006

Por do sol, algures em Moçambique....

Praia da Macaneta - curiosidades....


Para quem diz que em Moçambique não existem tubarões a não ser os tubarões martelo, aqui está aprova de que eles existem e que se eles crescem ficam um bocadinho maiores do que este que tivemos o prazer de pescar á paulada!!! O outro amigo que está em exibição, ainda não descobrimos o seu nome, por isso está aberto o desafio para o apadrinhamento do Bicho. É impressionante ver como é que estes artistas vão á pesca com canoas feitas de canas e troncos e mesmo assim voltam sempre, com muito, pouco ou nada na rede, é incrivel como ainda se consegue pescar nestas condições.

Continuando com as curiosidades, e não querendo ferir susceptibilidades, aqui fica uma amostra de como se transporta tudo, e quando eu digo tudo é mesmo tudo, em Moçambique. É impressionante como estas mulheres conseguem fazer estas proezas, porque este tipo de carregamento é sempre feito pelas mulheres, apesar de já se começarem a ver alguns miudos mais novos a imita-las, será a igualdade de direitos?

A saga das Lunetes continua - part 2

A saga continua e as Lunetes continuam a fazer sucesso em Maputo, ora seja na cidade, ora seja no campo e até na praia elas deliciam qualquer um. Desta vez foram mais dois os sortudos que tiveram a sorte de passear com elas pela praia da Macaneta e devo dizer que ficaram as saudades de voltar a repetir a voltinha! Quem se segue???

Coqueiro

Para quem nunca veio a Maputo, a impressão com que fica é de que aqui só se passa alguma coisa de jeito se se tiver num restaurante!! Mas não é bem assim, o essencial é estar sempre a comer, e eu que o diga, que já começo a sentir o peso da responsabilidade!!! Mais uma sexta feira bem comemorada, desta vez no restaurante mais benfiquista de Maputo, dentro da feira popular, onde não faltam as diversões normais de qualquer feira, mas devido a alguns problemas de logistica, a segurança dos utentes não é assegurada!!! O jantar foi bem ao estilo dos santos populares e foi farra pela noite dentro, com alguns pontos altos no COCONUTS, mas infelizmente a maquina nessa altura ja nao tinha bateria, porque seria???

Feijoada São Gabriel da Matola


Como tinha sido prometido, a Dona Gabriela cumpriu com a sua promessa e lá fez uma feijoada á brasileira para a equipa masculina do CONECTION NINE e para mais alguns membros externos do grupo. Caipirinhas á moda da Matola, que até davam direito a lagrimas nos olhos em cada gole. A feijoada estava muito boa, e a tarde não foi nada fácil, ainda por cima sendo uma sexta feira!!! Como se diz no Puorto, foi sempre a dar gás!!!!

quinta-feira, agosto 24, 2006

Ressaca?????

















Ressaca??? Eu????? Nãaaaoooooooooo!!!!!!
Um dos problemas do gin tónico é que apartir da segunda garrafa, os efeitos secundários já se começam a sentir e no dia a seguir de manhã a cabeça, se é que se pode chamar isso, mais pareçe uma batoneira a fazer massa.. O que vale é que um banho de mar resolve tudo e até lá chegar, anestesia com cigarros e Coca-Cola!!! Qual KGB ou Gurosan!!!!

terça-feira, agosto 22, 2006

Dedicatória....


Á Silvia, que esta semana tomou uma decisão muito importante na sua vida, durante 10 dias vai largar a coca.... Vamos todos torcer por ela e esperar que esta decisao se mantenha pelo menos até Fevereiro, data prevista do casório!!!

Jogos de Praia (Macaneta)


A praia nao é só um local de prazer e de diversão, é tambem o local de trabalho e de sustento de muitas familias e principalmente de muitas crianças. Num dos dias em que fomos á praia da Macaneta, não só tivemos a oportunidade de assistir ao lançamento das redes no mar, como tambem ajudámos a puxa-las para terra na esperança de ver o que se pesca naquela região, mas tambem para ver se ia-mos para casa com um regalo para o Bonne Xanse cozinhar para o almoço de segunda-feira. Muita rede puxada, bolhas nas mãos e algum exercicio depois aparece a rede praticamente vazia, apenas com uns peixitos pequenitos que eu nao sei o nome e com algumas alforrecas bem grandes por sinal, mas acho que nem aqui elas se comem!!!!

Mais uma vez e como verdadeiros embaixadores do ICEP entramos em contacto com a populaçao local para saber como funciona toda aquela pesca, os melhores dias, os melhores spots para pescar e claro o report financeiro do negocio. Ainda nao foi desta que encontrei a galinha dos ovos de ouro. As crianças mais uma vez são o dominante no geral da população e sempre bem dispostos e a rir vão se chegando perto de nós para cravar uns trocos, mas mais uma vez são corridos a bolachas da doutora Silvia Kelbert!!!

Embora possa parecer brincdeira, puxar aquelas redes todos os dias não é tarefa facil, nem para nós, trabalhadores aplicados e sempre em forma!!! Há que referir que de todos os homens presentes na praia, apenas o Betinho ficou a ver, alegando que apenas ia puxar a corda a troco de guita...

Quebra-Cabeças


Descobre as diferenças....

Meio de transporte (Macaneta)

Para chegar á praia qualquer coisa serve e em terras africanas tudo é possivel menos ser esquisito. Depois de algumas semanas por Moçambique temos que ser polivalentes e como não é preciso ter carta para conduzir o que quer que seja, é só escolher e dar gás!!!

E pela Direita (Macaneta)

Virando á direita temos a Macaneta propriamente dita, um caminho mais longo e mais técnico que requer alguma perícia ao volante e um chaço minimamente de jeito para quem vai atrás não partir a cabeça ou outra coisa qualquer! Neste troço é possível encontrar muitas crianças pelo caminho, desde putos a pedirem guita (eles nascem a pedir mil – 1000 meticais) a outros a dançarem sempre que vem um carro. A nossa técnica é dar comida, já que apostamos num crescimento sustentado e equilibrado, o que faz com que as nossas idas á praia sejam uma constante de forma a poder acompanhar o desenvolvimento dos mesmos. Pela direita a praia também é muito boa, mas mais populosa devido ás facilidades do terreno para chegar lá. Almoço encomendado, caranguejo e camarões e um franguinho para rematar para o Betinho!! Ponto alto do dia, o FOOT starter da Xr partiu e entra em funcionamento o starter de empurrão, ou seja camarões para cima e para baixo!!
Vamos pela estrada fora que a noite vai caindo e quanto mais rápido melhor para apanhar um lugar no batelão de volta a casa!! Belos dias de praia, quer pela esquerda quer pela direita. Até logo!!!

Cruzamento á Esquerda (Macaneta)



JAYS Lodge, é o que aparece quando se vira para a esquerda no dito caminho da praia. È o caminho mais rápido, mas também o mais emocionante para chegar porque é todo em areia e parece um rally!! Para quem nunca foi, aconselho a entrada á CAMPEAO, bastante emocionante e que consiste em nao abrandar á entrada do portão do lodge e ver o porteiro a correr para tirar a corda que faz de cancela, sem que o jipe leve o porteiro, a cancela e tudo o que vier á frente, digo-vos que é bastante emocionante!! Chegados ao lodge, encomendado o almoço e arranca Pacheco para a praia. Como é costume deserta e com pouca gente!!! Relaxe e descontraia, que o almoço está quase pronto.


Peixe cozido para nós e frango assado para o Betinho (adivinhar pela t-shirt!!), muita conversa á mistura e estava feito mais um dia de praia. É pena que os fins de semana sejam tão curtos e que o ICEP não no dê a possibilidade de tirar umas férias para poder enraizar melhor com a cultura local e ao mesmo tempo poder conhecer melhor o país de forma a que o relatório de estágio seja completo, preciso e com total experiencia de campo!!As fotos dizem o resto…



Praia da Macaneta - a VIAGEM



Noite, copos e praia. Há quem defina assim o seu estágio no programa Contacto. Em Maputo é mais trabalho e descanso, e como os fins de semana são pequenos á que aproveitá-los bem e tirar o proveito certo de todas as oportunidades de fazer uma escapadinha á praia!! Macaneta é a praia mais perto de Maputo e não fica nada a dever ás outras praias de Moçambique. O caminho para chegar a esta praia é tudo menos monótono. Dependendo do motorista a emoção vai variando e os níveis de enjoo também. No caso de apanharem um motorista com veia de chapeiro, foi o que nos aconteceu na 1ª visita á dita praia, o acesso de raiva do chapeiro acabou num campo de futebol de um bairro de palha (porque aqui não há bairros de lata, são mais caros e para outras carteiras!!) a fazer peões para alegria da malta lá do bairro. 5 brancos dentro de um carro ás voltas, não é todos os dias!!! Como se não bastasse a emoção da viagem de carro, que pode ser em terra ou por asfalto, quando se chega ao batelão começa mais uma aventura igual á do elevador lá de casa, será que é agora que vai cair, neste caso, será que é agora que isto vai virar?? Manobra para aqui, manobra para ali e lá estão 6 carros dentro do bote e vamos nós. Minutos depois estamos na outra margem do rio e mais meia hora de picada até á praia.

O caminho não é fácil, não só pelas condições da estrada como também pelas pequenas surpresas que se vão encontrando pelo caminho. Vacas desgovernadas no meio da estrada (é pena não ter conseguido registar o tapinha que uma delas levou do Banhista para se desviar do carro e encostar á berma), crianças de todos os tamanhos e idades, mas sempre com um sorriso na cara ou não fosse o bronze de invejar sinal de tanta alegria!! A caravana passa e os putos vão ficando pelo caminho, uns com umas bananas outros com bolachas, é preciso ir distribuindo por todos, mas nunca chega para tanta criança, é impressionante, parece que tem uma fábrica de putos escondida em cada palhota no meio do nada!! Há que escolher bem o caminho, pois mesmo antes de chegar á praia temos um cruzamento onde se opta ou pela esquerda ou pela direita….

quinta-feira, agosto 17, 2006

Visita de estudo á Matola!!


Os amigos são para todas as ocasiões, e hoje foi o dia do Osvaldo, o homem dos cimentos da Matola. Quem vier a Maputo e quiser encontrar o Osvaldo em plena semana de trabalho, não tem nada que enganar é só olhar para o céu e ver onde está uma nuvem de pó castanha gigante, não tem nada que enganar!! É pena que ele ainda não tenha feito uma encomenda á EFACEC para a compra de um filtro de maneira a evitar aquela poluição toda, já que ao lado da fábrica de cimentos está uma fábrica de bolachas! Equipa do dia: Osvaldo, Manel e as suas Moletas (não confundir com Mulatas, porque são mesmo Muletas de Coxo, devido a um pau bem dado pelo Osvaldo no ultimo jogo da bola), Toni, JP, Rui, Botte, Eu e o David também conhecido como o Menino Gás de Maputo. Ponto de encontro, Restaurante S.Gabriel na Matola. De vez em quando é preciso sair da confusão da cidade e descobrir o que anda á nossa volta e perceber que se pode ser feliz na periferia (o Sr. Campos bem sabe disso)!!! Almoço baratinho, ambiente caseiro e ficou logo combinado com a Dona Gabriela (não sei o nome dela, mas como é dona do restaurante parti do principio que houvesse alguma associaçao entre o estabelecimento e ela) que na próxima sexta feira iria haver uma feijoada COMPLETA para a equipa masculina do ICEP, com direito a caipirinhas e musse de chocolate! Que maravilha!! Fica aqui uma amostra do estabelecimento, com o guarda de serviço de seu nome ABEL em homenagem ao JP. JP, Osvaldo e Banhista na Matola. Bem hajam e até logo...

terça-feira, agosto 15, 2006

Catembe by night...

Catembe está para Maputo, como a Trafaria está para Lisboa!!!
Zona costeira de veraneio, copos baratos e gente feia, mas tudo muito tranquilo e lugar certo para apanhar uma farda de cair com os queixos no chão (ainda não fui testemunha desta ultima parte da frase, mas para dizer a verdade ainda só cheguei á um mês e não se pode fazer tudo ao mesmo tempo, temos que ir com calma..)
Na noite de domingo, como testemunham as fotos, Catembe enche de locais para esvaziar os bolsos e encher a cabeça de qualquer coisa, desde que sirva para esquecer que faltam poucas horas para chegar segunda feira e mais uma semana de trabalho. Aqui temos de lhes dar razão e fazer companhia no levantamento de copos!!!!














Vista de Maputo em Catembe. Como disse o grande Director Cardim (homem mais importante de Lichinga, logo depois do governador da aldeia), isto é New York. E para dizer a verdade pouco falta, já que eles arranham bem no ingles, so bebem Coca-Cola e se pudessem andavam só com dólares no bolso!!! e assim se acaba um fim de semana... Até logo

Matar saudades!!!!


Sem comentários....

Quantos são?????

Quando o tempo é muito e a imaginação é fértil, é fácil passar o tempo e o resultado final é este. Mesmo não parecendo, o carro estava sempre em movimento e a sincronização dos artistas é fundamental para um bom desempenho, para a integridade fisica de todos e acima de tudo para uma boa pontuação no final do esquema artistico. Temos várias categorias, em equipa e a solo, frente e topo do carro, carro com mota, carro sem mota, uma autentica competição em pleno deserto africano. Que pena que não estivesse lá a televisão e o professor Ascensão!!! Até logo.. e não tentem isto em casa. Posted by Picasa

A saga das Lunetes - part 1


Desde o primeiro dia de chegada que elas tem causado um grande reboliço pela classe masculina de Maputo, não sei porquê mas acabam todos com elas na cabeça e não dispensam uma fotografia para a posteridade (ainda faltam aqui alguns, mas mais dia menos dia e já está aqui a equipa completa). Uns dizem que estão fora de moda, outros dizem que não, outros dizem que o pai tem uns iguais, mas o que interessa é que cada vez mais é dificil sair á rua com as Lunetes do Aviador sem que alguém queira dar uma voltinha com elas!!! Até logo..

quarta-feira, agosto 09, 2006

Jipose


JIPOSE, como o nome indica, trata-se uma palavra importada e está a ser um dos flagelos que cada vez mais afecta África e em especial Moçambique. Trazida ainda não se sabe por quem, este fenómeno anormal tem causado mortes por todo o país, de norte a sul, no interior e nas cidades sem escolher sexos, idades ou crenças religiosas. Uma coisa é certa a cor dos afectados é sempre a mesma. Não é de estranhar que digam que muitos deles têm mais medo da JIPOSE do que da chuva, e quando falo em chuva eles até se arrepiam todos, vá se lá saber porquê. Com o passar dos anos tem se tentado combater esta fatalidade, quer através de passadeiras terrestres ou aéreas, mas parece que a adrenalina de poder apanhar uma JIPOSE de frente, de lado e para os mais corajosos, de trás. O que se há de fazer quando alguém quer provar alguma coisa que já foi provado como impossivel, sobreviver a esta maleita!!!!!! Até logo..

EFACEC Moçambique, Lda


Tem como principais actividades a produção de quadros eléctricos de baixa e media tensão, monoblocos e postos de transformação, comercialização de transformadores de potência e distribuição, disjuntores e interruptores de media tensão. Projecto, montagem, ensaios, entrada em serviço e assistência técnica a instalações de baixa, media e alta tensão, incluindo subestações, postos de corte e seccionamento, redes de distribuição, iluminação publica e industrial, grupos electrogénios de emergência, automação, detecção contra intrusão, detecção de incêndios, instrumentação e bombagem.

terça-feira, agosto 08, 2006

Cura, Miguel e André


Segundo o JP, este foi o carro mais animado da caçada. Não sei se foi pelo facto de sermos os unicos a sacar peões no meio do mato, se por sermos os dj´s de serviço ou se pelo facto de termos enraizado com o proprio mato!!!!

Pôr do sol no mato

Para quem nunca esteve em África, como eu nunca tinha estado, cada pôr do sol é uma aventura e uma experiencia diferente todos os dias. No meio do mato, no meio do nada as palavras não servem de nada. Até logo..

Caçada em Catembe...

Depois de quase duas semanas sem dizer um charuto, não por falta de vontade mas por não ter máquina fotográfica e o meu objectivo é ter sempre provas dos crimes que cometo, daí que enquanto não chega a minha máquina nova, vamos ter que aguardar uns donativos para que poder haver desenvolvimentos.
O fim de semana começou com um jantar em casa dos Técnicos, onde tudo esteve muito bem e a bebida fez a festa, que continuou pela noite dentro em vários lugares de Maputo. Uns andaram pelo Mambos, outros pelo Six Level, outros pelo Luso e quase tudo acabou no Coconuts, onde eu aprendi a dançar passada, que se me perguntarem o que é e como se dança, sinceramente já não me lembro.
3 horas de cama e lá fomos nós a caminho de Catembe para mais um fim de semana radical fora de Maputo. Tudo a ressacar e já com esperanças de poder apanhar a cadela do dia antes que pareçe que corre mais depressa que o Obikwelu!!!!



E lá chegámos nós à quinta do Sr. Campos para o merecido fim de semana no campo!!! O bacalhau já estava pronto para ir para a grelha, mas antes disso ainda havia muito para fazer e muito para comer. Para quem pensa que em Moçambique não se como boa comida portuguesa, vejam bem o que nós almoçamos, RANCHO. Até o meu pai deve estar com aguá na boca a esta altura do campeonato. Diga se de passagem que se tivessemos ficado mais uns dias, tinha rebentado com tanta comida, que maravilha!! Vão por mim, evitem os digestivos antes das refeições, e sim depois!!!



O ananás faz parte da plantação que o Sr. Campos tem na quinta dele e que rondam os 4000, coisa pouca. Isto porque a própria quinta por si só também não é grande espingarda, 1200 hectares de terreno e ainda uma parte dele junto a água, apanhando a junção do mar com o rio. Baitar, Mamãs e Sr. Campos foram os grandes anfitriões do fim de semana!!!

Acabado o almoço, lá fomos nós a caminho do deserto, não é bem deserto mas se algum dia lá estiverem vão ver que aquilo nunca mais acaba. Andam, andam, andam e andam e não tem fim. Futebol, cerveja, cigarrinho e umas voltas de mota para passar a tarde ao sol e abrir caminho para o bacalhau da noite, já que antes disso ainda nos esperava uma grande noite de caça grossa!! Enquanto os tenrinhos ficavam na espreguiçadeira, os duros arrancavam para a descoberta do desconhecido.



A noite caía e as armas iam sendo afinadas , sempre sob o olhar atento do Botte que esteve a preparar esta matança alguns dias atrás!! Carros aquecidos, caçadores e distribuidos e lá fomos nós para o meio do mato na esperança de encontrar a dita gazela que nos iria servir de almoço no domingo. Para espanto nosso e mal saímos de casa, apareçe um coelho ou uma lebre á frente do primeiro carro e lá fomos nós aos tiros ao animal até que por fim o Baitar acabou com a brincadeira dando uma chinada no bicho com uma catana que quase separava a cabeça do resto do corpo, rezem para nunca encontrar este moçambicano á noite, no meio do mato e com a catana na mão, acrditem que não só se vão borrar todos, como o mais provavel é ficarem sem cabeça. Isso já aconteceu nas ultimas semanas a um coelho e um peru do campo. Depois de não sei quanto tempo ás voltas pelo mato, uns quantos peões, umas latas de cerveja e muita coboiada, lá voltámos para casa com dois coelhitos na mala do carro e muita fome. O bacalhau mais uma vez ia safar a noite!!!!!



Noite de descanso merecida e mais um dia de campo pela frente. Aula de culinária logo pela manhã e sempre a encher o bandulho, tudo de primeira qualidade, desde o pão feito pelo Sr. Campos, ovos estrealdos pelo Miguel, salsichas e tomate pelo Cura e o Baptista na supervisão!!! Depois de mais um campeonato de Ricoffy (para quem não sabe é café em pó tipo Mocambo, e quanto mais tempo se mexer, melhor sai o café) seguido de um cigarro, lá fomos nós outra vez á procura do infinito no meio do nada, até perder de vista.

Uns de carro e outros de mota, a palavra de ordem era PREGO A FUNDO!!!!

E assim foi um fim de semana no campo cheio de aventuras, algumas delas não podem ser contadas e muitas delas não foram fotografadas, espero que precebam, mas um dia ha de ser feito um blog com bolinha no canto e aí vai ser sempre a dar brita!!! Até logo...

XR 600


Esta sexta feira, o David fez questão de me fazer muito feliz, ao ter efectuado uma compra que me deixou a tremer e com agua na boca. Agora tenho de ser eu o próximo!!!!!!