segunda-feira, outubro 30, 2006

A saga das Lunetes - part 3

Parece que foram vistas lá para as bandas da Matola e mesmo assim não houve perdão, quem ainda não estava passou a ficar com elas montadas!!! Foi por pouco tempo mas acredito que tenha sido bom! É para repetir, se houver tempo!

Guerra em África

Há muito tempo que se desconfiava que mais cedo ou mais tarde, isto iria acontecer, não sabendo bem quais os motivos que levaram a isto, a GUERRA aconteceu no fim de semana.
Depois de uma noite de desgraça á séria, que por pouco não levou ao internamento do Tico e do Teco, lá foi a tropa para a guerra.
A caminho da Matola para ir ao encontro do Marco e do seu grand estabelecimento, O Clube de Tiro da Matola. Uns decidiram ir quase até á Swazilandia para ver se a coisa melhorava, para mais uma tarde de guerra aberta aos copos! Chegados ao local da desgraça, quem tem um olho é rei e ninguém queria fazer má figura, por isso, para acalmar o calor, pissina e almoço antes da batalha campal!!
Para não variar, os ATL´s estão sempre presentes e desta vez foi o jogo do empurra. O empate foi técnico e a decisão não foi fácil para o juri.
Banhos tomados, chamuças e rissóis da praxe e um grande repasto para animar a pandilha. Não há nada como uma boa refeição bem regada de coca-cola para ajudar a curar a desgraça da noite antes!
Meninas de fora que agora é que se vai borrar a pintura! As ovelhas moçambicanas raramente saem da toca, mas quando o fazem é para matar á séria.
Todos equipados da cabeça aos pés, não vá o diabo fazer das suas e sair alguém directo para a Africa do Sul evacuado de heli. Equipas feitas e siga para bingo!!
As mazelas não foram muitas e ainda serviram para rodar uns gins tónicos no final de maneira a que ao contrário de todas as outras guerras, aqui ficam todos amigos. Isto serviu ainda de mote para a festa que começou ao final da tarde no ELEVEN.

Chongoene Beach Party Weekend

Depois de vários meses de trabalho duro e de muita dedicação ao estágio, começou a altura das despedidas, ou pelo menos da preparação para as despedidas de alguns dos melhores estagiários de luxo do ICEP que tiveram o prazer de vir dar uma grande ajuda ao desenvolvimento económico em Moçambique. A começar pela industria da cerveja e do gin, que desde Fevereiro a esta parte tem atingido picos de consumo nunca antes vistos!!! Até neste aspecto, tentamos sempre dar o nosso melhor e não deixar os créditos por mãos alheias!!
Mas agora falando de coisas sérias, assim começou mais uma jornada pelo nosso Moaçambique. Sexta feira, 18 horas e começa a partir a caravana rumo a Chongoene, terriola pegada ao Xai-Xai. 2 horas de viagem, com o Betinho sempre a fundo, mas de olho atento na estrada, já que conduzir durante a noite em Moçambique pode ser uma viagem inesquecivel, com várias surpresas pelo meio, desde bicicletas sem luz no meio da estrada, pessoas quer deitadas, quer a atravessar, quer á conversa, tudo no meio da estrada, como se fosse uma coisa normalissima, e pior é que é mesmo.
Sempre em frente até ao Xai-Xai, vira á esquerda e sempre em frente. Estrada de areia até ao lodge. Fo**-**, estamos atascados, conseguimos levar o carro até onde só os jipes devem andar, não custa nada tentar e sempre dá para começar o fim de semana com algum exercicio. Carro desempanado e lá vamos nós jantar e juntar aos primeiros a chegar á festa!! Como em tudo na vida devagar se vai ao longe e por isso, já estava na hora de abrir as hostilidades e começar a destruição. Barriga forrada e arranca pacheco para a praia que já se faz tarde bebidas e digestivos para todos que não pode faltar nada, a não ser a musica que por falta de logistica, nao deu para levar um gerador EFACEC para o sound system!!! Mas tivémos como camisola amarela da primeira noite o grande Toni White, isso mesmo, EFACEC sempre na liderança, nem que seja só nas férias!!!
Dormidas para todos os gostos, as casas eram todas nossas, mas quem queria ainda mais aventura e um pouco de sossego escolheu o campismo selvagem! Duro demais para o que se esperava, mas sempre com um sorriso na cara para não desanimar.. Campistas ao ataque, tudo valia para não ser picado pelas melgas!! Repelente não vale!!
Campismos á parte que a manhã veio depressa demais e por isso há que arrancar para a praia que as actividades são muitas e os participantes adoram os ATL´s que a Cezada proporciona. Desta vez além do futebol de praia houve sessão de corrida de caricas na areia. Há que dar os parabéns ao Betinho que provou que na idade também há muita experiência, sendo ele o grande vencedor!! O doping esteve sempre presente, o que levou á suspensão de alguns concorrentes!!
Para a noite estava reservada mais uma festa e para isso, era preciso encher o bandulho primeiro, acompanhado de um torneio de sinuka, muito disputado e com um empate geral, estava muito equilibrado e não houve vencedores. Apesar de alguns terem tido uns prémios de consolação durante o torneio!!
De volta ao recinto da festa e para asegunda noite estava reservada uma festa de chill-out no terraço panoramico de uma das casas. Som a bombar e bar aberto para todos, é só ir ao frigorifico e servir, o que não se beber hoje, fica para o pequeno almoço!!
http://www.youtube.com/watch?v=bz1HnD5ChVE - video do fds @ Tiago Pinhal

sexta-feira, outubro 20, 2006

Paparazzi de serviço.....

Até mesmo no meio da selva, pode haver qualquer coisa que se possa vender a uma revista do coração. Não se pode deixar dormir. O dinheiro é pouco e qulaquer biscate serve para fazer uns trocos! Tudo sempre na decencia.

Jantar de Feriado Especial de Corrida


Então é assim, na quarta feira á hora de almoço alguém se lembrou de dicidir que na quinta feira iria ser tolerancia de ponto, ou seja, feriado extraordinário. Isto tem alguma lógica, se o feriado já fosse de conhecimento geral antecipado, é lógico que hoje, sexta feira, euzinho da silva iria estar de papo para o ar na praia e não de castigo. Sendo assim, para comemorar o feriado tivémos um belo repasto em casa da amiga Filipa que decidiu juntar a malta para um pagode, que se pensava ser tranquilo e calminho!!! Nada...
Onde mija um português mijam logo dois ou três. O mesmo não se aplica ao sofá, onde cabem dois ou três, não cabem 4. O Toni não é propriamente um menino do coro e com este cabedal todo, as coisas começaram a apertar e depois de algumas garrafas de gin, por algum lado vai ter que sair!!!! No final tudo correu bem e mais umas garrafas de gin foram deitadas a baixo, o que complica bastante a situação do estágio no dia a seguir de manhã, logo pelas 7 da matina!! O que vale é que a companhia ajuda a passar o tempo e preparar a cabeça para mais uma dose dupla, o Fim de Semana!!
Quem lá estava? Poucos mas bons!!! A Cezada toda, desde a tecnologia, pessando pelos técnicos e acabando na nata da nata, os Sectoriais!!! Um veterinário pelo meio, não fosse alguém sentir se mal e acabar tudo a caminho da África do Sul atrás de um médico. Mais vale prevenir que remediar. Um bombeiro, um marinheiro, um futebolista, um elctricista, três hoteleiros, o veterinário e três gestores que trouxeram um peão brasileiro para baralhar as contas. Um técnico da TV Cabo e um turista(eu)!!!!!! Como podem ver, que melhor companhia se pode querer para um jantar de quinta feira em Maputo!!
O jantar estava muito bom!! Comida vegetariana, para dar descanso ao corpinho, já que todos os dias se enche o bandulho de xixa. Sempre regado com bastante pinga, não vá o mosquito da malária atacar e apanhar alguém desprevinido. Para desmoer, siga para o África(discoteca), onde não foram tiradas fotos, acho que não é preciso explicar porquê.

A vida por um canudo....

Por montes e vales, pedras e calhaus, a beleza está nas palavras da imagem. (dedicado ao doido do Cardim que ainda está de castigo em Lichinga, no norte de Moçambique onde ainda não chegou nada nem ninguém. Há quem tenha de pagar pelos seus pecados, quais quer que eles sejam.)

Kruger Park - feios, porcos e maus....

Perus, galinhas ou galos. Sinceramente não sei o que são mas tiveram direito a sessão fotográfica. Se não tivessem atravessado no meio da estrada e atrapalhado a marcha do jipe, talvez nem fizessem parte da minha vida campestre, mas é preciso ver para crer e nunca é demais cultivar a fauna Africana. De certeza que são uma maravilha no tacho, já nas fotos nem por isso!!!!
O belo do javali, ou como também pode ser tratado de porco do mato. Tem que se tirar o chapéu ao bicho, não é todos os dias que se vê um porco a comer de joelhos. Que maravilha. Só faltava mesmo o babete e estava o cenário montado. As regras de educação são para cumprir e não interessa se é porco ou não, mas pelo menos não põe as mãos na comida, o que já é um bom principio!!!!

O crocodilo. Aqui são uma especie f*****. Já ouvi histórias do arco da velha, contadas pelo Diamantino, colega aqui da EFACEC, caçador e pescador nas horas vagas. Já matou um bicho destes, escolhido a dedo no meio de um monte deles, por um local que encomendou a tarefa, tudo por um ajuste de contas. Já que depois de morto, foi aberto e estava lá a confirmação, o TÉNIS e a respectiva perna do ente querido. Pode parecer tanga, mas eu aqui já vi tanta coisa e ouvi tanta história, que é dificil de não acreditar. Chegam aos 5 metros de comprimento e a muitos kilos de peso. São maus e gostam de comer pessoas. A mim não me apanham, e se isso acontecer, falem com o Diamantino, para pelo menos recuperarem o calçado do Banhista!!!!

Kruger Park - as girafas

Nunca ouviram dizer que não custa nada, é só pescoço? Estavam a falar das girafas e deu para perceber que a expressão encaixa na perfeição com o animal. São muito grandes, as patas, o pescoço, a cabeça. Impressionante. Como será para aquelas girafas que sofrem de vertigens? Não sei nem quero saber, elas são grandes que se entendam. Muito engraçado ver uma girafa vestida de tigresse, ou melhor com o vestido da Lili Caneças!! Assenta bem e para o mato não há melhor.

Kruger Park - os elefantes

São grandes em tudo, tudo mesmo!!! No domingo de manhã quando madrugámos para ir ver os animais a sair das tocas e tomarem o pequeno almoço, tivémos durante 5 minutos duas situações de alto risco. Uma delas intelectual que consistia em chegar á conclusão se os elefantes tinham mesmo cinco patas ou não, já que encontrámos um logo de manhã, que prova que afinal o homem não é assim tão diferente dos elefantes quando acorda, a outra foi de apanhar uma manada de elefantes pela frente, no meio da estrada quando vinham de um rio ali perto e se preparavam para ir pastar, o problema foi que no meio iam muitas crias e as mães, neste caso elefanto-galinhas, com medo que atropelassemos um bebe de 5 toneladas, decidiu vir ter com o nosso carro para nos evitar de mais problemas, e logo ás 5 da manhã foi engraçado ver um elefante a correr na nossa direcção. Não acredito que volte a repetir a façanha, mas teve a sua piada. As fotos mostram um deles a passar em frente ao carro, mas o momento da investida, infelizmente não deu para registar, até a máquina se borrou toda!!!!

Kruger Park - os rinocerontes

Uns dizem que os rinocerontes são cegos e que apenas atacam quando se sentem ameaçados, como qualquer outro bicho do mato, a diferença é que estes pesam umas toneladas e de certeza que aquele corno bem encaixado em qualquer lado deve fazer estragos!! Não sei se foi por ter chovido ou se alguém os avisou que o Banhista ia ao Kruger no fim de semana, mas o que é certo é que andavam todos por lá a laurear a pevide e eram mais que as mães. Ainda passámos ao lado de um rinoceronte quando estávamos a vir embora e mesmo a 3 metros de distância dá para perceber que isto não é animal para se ter em casa, principalmente se for um T1 sem varanda..

quinta-feira, outubro 19, 2006

Kruger Park - as zebras

São pretas ás riscas brancas ou brancas ás riscas pretas???? Quem souber a resposta faça o favor de enviar. Não há muito mais a dizer das passadeiras ambulantes, desta vez consegui ver os cavalos a preto e branco de perto e por isso a emoção foi muito grande! A vontade de trazer uma para casa é maior do que se possa imaginar. Mas ainda não foi desta que trouxe um cavalucho para casa.

quarta-feira, outubro 18, 2006

Kruger Park - eles andem aí..

Dentro do Kruger existem vários lugares onde se pode ver estes mapas que consistem em duas componentes, os alfinetes e as legendas.
O mapa mostra todos os caminhos existentes dentro do Kruger, quer seja estradas de alcatrão (para os medrosos) e as picadas (onde nós nos iamos borrando todos com a manada de elefantes!!). No outro está a cor dos alfinetes correspondente aos animais existentes dentro do Kruger. Ora bem, é assim, quando se chega a um lugar onde existem estes mapas, convém passar por lá para ver por onde andam os animaizinhos. Pode parecer confuso ao principio mas não tem nada que enganar, a não ser que apanhem uns portugueses que tenham passado por lá primeiro e sem mais nem menos encheram o mapa de alfinetes de leões e de leopardos!!! Não fui eu. É claro que não é fácil andar a trás deles todos pq o limite de velocidade dentro do Kruger está limitado aos 50 km hora e por isso, é facil ver um elefante a ultrapassar-vos sem mais nem menos!!!!

Kruger Park - os outros macacos!!!

A porta, o carro, a geleira, o que ia dentro da geleira, e a desgraça!!!! É impossivel passar doze horas dentro de um carro a ver bichos e não levar um kit básico de observação composto por : copos, gelo, 2 garrafas de gin, muita água tónica e muito gelo.
Faltou o limão, mas quando encontrámos um limoeiro em pleno Kruger Park, estava lá um leão ao lado a dormir, o que foi impossivel para ir buscar um.
Eu bem tentei mas não me deixaram porque sabiam que ao minimo descuido podia mandar um biqueiro no gatinho se ele me tentasse atrpalhar com os limões!!! E quer acreditem ou não, está aqui um leão deitado de papo para o ar a guardar o limoeiro. Ponto final, sem limão não é tão bom, mas marchou tudo.

Durante 2 dias conseguimos transformar um Pajero (gentilmente alugado pela CURA RENT) numa auto-caravana e com jeitinho ainda tinhamos trazido além do macaco, uma girafa, só para a viagem!!!! A tripulação como sempre portou se bem e tudo correu pelo melhor, não houve animais mortos nem problemas com as autoridades.

Kruger Park - os macacos

Mais um fds e mais uma viagem ao Kruger Park na África do Sul, mas não digam a ninguém prque o ICEP não deixa os estagiários sair do país onde estão a estagiar, e se alguém lhes disser eles ainda nos expulsam e depois acabou-se as crónicas do Banhista pelas Áfricas!!! Além de que isto também vai servir de relatório final de estágio e por este andamento já estou bem classificado para ficar com o computador!! Desta vez vou fazer uma divisão por categorias e começo pelos macacos, a familia mais próxima que nós temos aqui em África. Há que referir que este passeio ficou marcado por uma anormalidade de bichos por todos os lados, por isso não vou poder por as fotos todas, mas sim uma selecção dos melhores momentos da despedida do Kruger Park para o Botte, Rui e Miguel, excelentes companheiros de viagem, de copos, de sandes, de tenda, e de *******!!!!! Macacos na estrada, a a familia completa num tipico dia de sabádo, se fosse domingo estavam todos dentro de um carro como aqueles macacos que vemos por Lisboa ao fim de semana a conduzir( mais conhecidos por domingueiros). As crianças aqui brincam na estrada para aproveitar e pedir uns trocos aos olheiros de serviço. Fomos ainda contemplados com uma tentativa de assalto ao carro, mas o macaco ficou se pelo espelho e por uns presentes da malta!!!!

Os macacos não são animais perigosos nem pouco mais ou menos, só não o deixámos entrar para dentro do carro porque já tinhamos a geleira cheia e não dava para esconder o bicho. AVISO - da próxima vez levar uma geleira maior!!!

Ponto de viragem


E assim se passaram três meses desde a chegada do Banhista a Moçambique, não pareçe muito mas as cartas e mails de pessoas cheias de saudades não param de aumentar!!! Espero que continuem a escrever porque eu posso demorar um dia ou dois a responder, mas todos terão a resposta personalizada. A vida vai bem, com alguns precalços pelo caminho, mas coisas insignificantes que não atrapalham o bom desempenho em terras africanas e deixam prever que os ultimos três meses vão ser de loucos! Se alguem souber de um doador de figado, ele que espere até Janeiro que eu fico com ele!!!! O estágio corre bem e trabalho não falta, o que é preciso é ter sempre alegria no trabalho e boa disposição. Já só faltam mais três!!!!

terça-feira, outubro 10, 2006

Escape Parade

Em Lisboa foram recentemente leiloadas as vacas da COW Parade, e sem perder tempo, surgiu em Moçambique uma exposição de rua que vai dar muito que falar, principalmente se a moda pegar com mais artistas locais!
Apenas é preciso alguma imaginação e ter uns quantos carros por perto, de preferencia sem o condutor lá dentro para angariar o material necessário para fazer a obra prima. Já são muitos os artistas de rua que se vão dedicando á construção deste material de decoração urbano. Em toda a cidade já se vai encontrando uma e outra obra em exposição, sempre com os respectivos artistas por perto, não vá o dono do carro aparecer!!!!

segunda-feira, outubro 02, 2006

Praia ou estágio????