segunda-feira, novembro 27, 2006

Férias forçadas!!!


Já sei que há muito tempo que não apareçe por aqui nenhuma novidade nem fotografias novas de lugares paradisiacos, porque infelizmente, o unico paraiso que tenho visto nos ultimos dias foi a televisão quando estva deitado na minha cama!!! Pois é, aconteçe aos melhores. Depois de vários meses a puxar pelo corpinho e a lutar pela vida aqui em África, saiu-me na rifa o privilégio de me tornar moçambicano, não por ter arranjado uma parceira bem passda, mas por ter sido apanhado pela malária. Para quem não sabe aqui vai a descrição do que são estas férias forçadas :

- A malária é uma doença que se transfere aos humanos mediante um vector (veículo ou agente que transmite uma infecção). A fêmea do mosquito Anófeles é o vector mais comum da malária. Se caracteriza por sintomas repetitivos; principalmente febre, arrepios e suores e é comum nos países tropicais.

No princípio não há sintomas. Depois do contágio, os diminutos parasitas do plasmódio circulam pelo sangue e se dirigem ao fígado onde se reproduzem. A intervalos, regressam ao sangue causando os sintomas característicos da doença. O primeiro ataque costuma ocorrer de 10 a 35 dias depois do contágio e vai precedido por um dia de dor de cabeça, fadiga, dores musculares e febre baixa. O paciente se sente como no início de uma gripe. Os ataques costumam durar um dia e se repetem aos poucos dias, as vezes com vómitos. Sem tratamento, o baço pode inflamar, se desenvolver anemia e até estado de coma. Esta doença sem tratamento costuma ceder depois de 10 ou 30 dias, mas pode resurgir com intervalos variáveis ao longo de toda a vida.

O agente infeccioso pode ser qualquer uma das quatro espécies do parasita chamado plasmódio. O parasita chega ao vector quando o mosquito pica a uma pessoa infectada. Depois, o parasita se transfere a outra pessoa mediante a picada de um novo mosquito. Com menos freqüência, o plasmodio pode transferir-se pelo sangue, já seja mediante uma transfusão de sangue infectado ou por compartilhar uma agulha contaminada.

Para cada espécie do plasmódio é utilizado medicamento ou associações de medicamentos específicos em dosagens adequada à situação particular de cada doente. Se o tratamento se inicia cedo, a cloroquina costuma curar dois dos quatro tipos de malária em poucos dias. No entanto, alguns tipos de plasmódio se tornaram resistentes à cloroquina. Nesses casos se costuma receitar uma combinação de fármacos que se tomam durante um longo período de tempo, apesar dos efeitos secundários. As pessoas gravemente enfermas devem ser hospitalizadas e se deve administrar medicinas por via intravenosa. Se a doença continua se tentam novas terapias.

terça-feira, novembro 14, 2006

Osklen Pomene 2006 by mmegre

O mar bate na rocha e quem se lixa é o mexilhão. Aqui não é bem assim. Além do mar não bater na rocha, só se come é lagosta e camarão. Mais uma pequena amostra do que se pode fazer quando não há nada para fazer, e é preciso arranjar mais espaço para uns gins e umas travessas de marisco.

Pôr do sol no Tofo

Como tudo na vida, umas coisas acabam e outras começam. Ainda bem que tudo junto tem um sabor melhor. Este fim de semana serviu como despedida de África para o Cardim que depois de ter passado 6 meses em Lichinga, veio até á civilização ver como é que são os estágios em Maputo, e ficou a certeza de nunca mais cair no mesmo erro de ser diferente dos outros. Vai Cardim, que nós ainda temos mais uns meses de sofrimento pela frente antes de regressar ou não !!!!!

Pôr do sol em Pomene

Sobre Pomene e o seu pôr do sol e tudo o que tenha a ver com este lugar, vou tentar ser o mais breve e sucinto possivel. Espero que não encontrem este lugar com três cantigas, e se quiserem indicações, vão ter que levar comigo até lá. Ter a sorte de estar num lugar destes, completamente sozinho com amigos e poder disfrutar de tudo o que há aqui. Água quente, areia branca e sol até não dar mais. Rio de água quente que até enjoa, flamingos e peixes a dar cum pau. Sem maneira possivel de contactar para o exterior a não ser com muita ginástica em cima de um banco no canto do bar, onde com um bocado de sorte consegue se apanhar um pauzinho de rede no telemovel, mas só se for Vodacom!! Aqui, tudo pára. Eu parei.

Pôr do sol no Flamingo Bay

Eu sei que pode parecer repetitivo os lugares, as fotos, as bebidas e o modelito, mas é o que se arranja. E também não é nada fácil deixar de não ir a estes lugares, principalmente quando vêm amigos visitar e á procura de sitios e coisas diferentes.
Este é sem dúvida um dos lugares mais bonitos onde já estive e sempre que lá passar perto, vão ter que gramar com mais umas quantas fotos, e rezem para que venha cá mais alguém visitar, senão o modelito vai continuar a ser o mesmo!!! Zé, trás mais um gin tónico, faxabor!!
fotografias cedidas gentilmente pela fotografa em ascenção mmegre.

Pôr do sol na Barra

Mais uma vez aqui está a grupeta toda reunida, com algumas ausencias de peso, quer por compromissos familiares como é o caso do Osvaldinho e do Rocket, quer por causas humanitárias como é o caso do Renato. Mas como diz o ditado, quem está está, quem não está estivesse. Acreditem que neste caso a fotografia não consegue fazer justiça ao lugar. Mar de um lado e rio do outro. Fica a certeza que vai ser dificil de repetir a façanha. Chapa ganha, chapa gasta. Quem quiser pode ainda tentar descobrir as diferenças entre as fotos, o prémio virá na edição da próxima semana.
fotografias gentilmente cedidas por mmegre.

Esculturas na areia!!!!!

Como sabem, desde Julho que se começou a desenvolver vários ATL´s por Moçambique, nomeadamente pelos lugares onde a Cezada vai passando e deixando grades de garrafas vazias e muito milhões de meticais de despesa, é preciso aumentar o motor da economia!!! Desta vez foi um concurso de actividades várias na praia, com apenas um concorrente, que ganhou destacadissimo!! Ficam aqui algumas chapas tiradas pela fotografa de serviço (mmegre).

segunda-feira, novembro 13, 2006

Aproveitamento de feriado.....

É cada vez mais dificil trabalhar nestas condições em África!! O calor começa a aumentar de uma forma exponencial e a humidade não dá tréguas. Para combater tudo isso é preciso aproveitar todos os feriados e pontes e sei lá mais o quê para escapar de Maputo e ver qualquer coisa aqui perto. Desta vez aproveitámos para ir até ao Tofo e Pomene, para mais um fim de semana de praia, sol e alguns copos, poucos!!!
O co-piloto Briz fez um desvio com o seu Embraer e veio fazer uma vista ao Banhista e aproveitar para conhecer algumas das maravilhas de África em poucos dias!!!! Há quem diga que mais parecia uma lua de mel (palavras da fotografa), mas de facto, alguém vai ter muita sorte depois desta viagem toda(prepara-te Ariane, mais dia menos dia vais estar aqui!!), tanto pelas fotografias tiradas, como pelas próximas viagens em Moçambique, que se estão a preparar.
Pelo caminho o carro nº2 fez um desvio a Pomene, um paraiso perdido no meio do nada, que espero bem que tão depressa não o encontrem, para poder ficar assim mais uns tempos! Espetacular, como dizia o nosso Piloto de serviço!! O que está cada vez mais dificil de acertar são as condições do patrocinio com uma marca de Gin, já que é de espantar a falta deste refresco a cada sitio em que nós passamos durante alguns dias. Se alguém poder dar uma ajuda, agradecia-se, já que a malária anda aí e nós precisamos de nos por a pau!!
Pelo caminho tivémos várias tarefas a realizar, tais como as fotos no meio da estrada sem ajuda de tripé, furo e mudança de pneu no meio do nada, sem rede no telefone e sem macaco para o carro, o que vale é que anda sempre um sul africano em todo o lado, equipado até ás orelhas e lá nos safou. Kayak contra a corrente no rio, sessão de modelitos para a fotografa de serviço.
Poucos dias de praia mas sempre muito preenchidos e ocupados, não nos podemos queixar. Estas fotos são apenas uma minima parte e nada representativa das outras que foram tiradas, que poderão ver daqui a alguns meses em exposição muito perto de voçes. Acreditem que não é preciso photoshop para fazer milagres, basta uma boa máquina, um cantinho de paraiso e uns modelitos jeitosos!!!
O por do sol é qualquer coisa de fabuloso nesta terra, pareçe que é feito por encomenda e sempre melhor a cada dia que passa.. Não é fácil de descrever uma cabana no meio de uma praia deserta, com todas as comodidades que nós temos em casa, mas tudo em palha e sem portas!! Só nos filmes é que se pode ver alguma coisa assim!!
O grupo todo reunido no Tofo para uns dias de desgraça, muita praia e mergulhos com tubarões baleia, é verdade o maior peixe de mundo teve o prazer de nadar ao lado do estagiário Baptista. É impressionante o tamanho destes animais, são autenticos autocarros que andam debaixo de água, completamente inofensivos e muito calmos.
Claro que não houve fotos desses momentos, mas fica a certeza de que na próxima vez vai haver chapas para provar isto tudo, além das marcas no corpinho de um ataque de alforrecas que deixou metade da tripulação do barco, incluindo eu, a arder de comichão.
Jantarada de confraternização organizado pelo Toni, sempre com a maior qualidade na preparação e confecção do repasto. Camarão com fartura, lagosta, cerveja e gin tónico. E uma panela de arroz de tomate para acompanhar!!!
Depois disso, a máquina teve de ficar em casa, por zelo a algumas pessoas que merecem respeito na sociedade moçambicana!!!!
A caminho do centro de mergulho para ir fazer um passeio de barco e procurar os tubarões baleia, que acabámos por encontrar 5 e mergulhar com eles. Só visto mesmo, contado não dá para descrever. O piloto de serviço aproveitou para fazer um check up aos intrumentos de mergulho!!
É tal e qual os suecos, quando são pequenos tem todos muita piada e só apetece apertar e levar para casa, mas quando crescem só dão trabalho e despesa. Não sei a idade deste pequenote mas durante a tarde fez as delicias de quem passava no restaurante, e ainda teve honras de várias fotos e filmes, que ficam para outra altura. O nome ficou, Sarilhos!!!

Elevador do Club ELEVEN

Para bom entendedor, meia palavra basta. Nao só é um clube privado como também é necessário seguir algumas regras para conseguir chegar são e salvo ao 11º andar. Não é todos os dias que alguém vos considera uma pessoa normal, mas eu tenho a felicidade de quase todos os dias sentir-me durante alguns segundos como uma dessas pessoas normais, já que ultimamante tenho usado mais as escadas devido a algumas pessoas anormais que ou não sabem ler ou estão a zelar pela minha boa forma fisica. 11 andares em menos de 2 minutos, nada mau!!!

Lounge

Mais uma noite, mais uma ficha para a desgraça!!! Começo de noite tranquilo com uma janta de forramento de estomago no mais que famoso restaurante Escorpião, mais ou menos como que um jantar de boas-vindas/despedida do Cardim e de despedida do Renato. Tudo comido e contas feitas e a próxima paragem é o Xima, onde por várias razões, não se pode usar a máquina.
Uma hora depois e lá estávamos nós a entrar no Lounge, sempre com a cicerone de serviço a abrir caminho no meio dos suecos todos!!! Tudo lá dentro e começa a festa, como se não houvesse amanhã e sem pensar nos efeitos do alcool no dia a seguir!! Bebe, bebe, bebe e bebe...