quinta-feira, setembro 28, 2006

Jantar para a "Princesa" - Chidenguele


Todos nós temos dias bons e dias menos bons. O Rocket Man estava num dia MUITO BOM e por sorte havia várias maquinas por perto para gravar estas pérolas magnificas!! Isto não é pra fazer chacota de ninguém, mas sim para terem uma ideia de como é fácil divertir e passar o tempo em África. Depois de um grande dia de praia que incluiu várias actividades, decidimos tomar a iniciativa de sermos nós a cozinhar o jantar dessa noite, depois da cartada foi tudo por o traje de festa e para nossa surpresa, a princesa surgiu do meio do nada!! Com apenas dois ou três movimentos de cintura já estava criada uma nova tendência para o verão 2006/2007 em Moçambique!! É muito bom saber que o ICEP não só promove estágios no estrangeiro como também descobre novos talentos nas mais diversas áreas. Depois desta mini passagem de modelitos, os cozinheiros aprumaram-se e esmeraram-se na cozinha de forma a que nada faltasse para o repasto da realeza!!! Como se costuma dizer, quanto mais me bates mais eu gosto de ti!!!!
Quanto ao que se passou dentro da cozinha, ficam apenas aqui uns breves instantes do começo da elaboração do jantar com alguns dos nossos formandos que aproveitaram esta ocasião de ouro para tirar algumas notas e aprender com os melhores!! As lagostas estavam muito boas, para o JP, as melhores que ele já comeu até hoje, e não é de admirar já que apenas metade delas chegou á mesa, as restantes ficaram como amostra!!!!

quarta-feira, setembro 27, 2006

Chidenguele - momentos....

Rocket Man, sem ti o carro do Jorge tinha ficado na praia, sempre pronto a dar uma mãozinha para ajudar, já que a outra estava de serviço na bazuca e na cigarrilha!!! Sempre bem disposto e a controlar se não aparecia um gambuzino a atacar a pandilha!!!
Ás vezes é preciso mostrar quem veste as calças e ao mesmo tempo põe a comida na mesa!!! É assim mesmo, a melhor refeição de todo o fim de semana começou aqui e foi apenas a primeira de muitas, com condições razoáveis e com alguma falta de equipamentos tudo saiu bem, desde que haja boa vontade tudo é possivel!!!! Dentro e fora da cozinha, sempre a cozinhar!!!!!


Já a minha mãe dizia para ter cuidado com estas brincadeiras, mas á medida que se vai crescendo as brincadeiras tendem a ser cada vez mais elaboradas. Em terras africanas não existem pistolas de fulminantes nem bisnagas, assim temos de passar ao tradicional jogo do pau, ganha o primeiro a partir a cabeça aos outros dois!!!! Felizmente ninguem ganhou!!! E quando alguem tem dois paus e não é capaz de dar um a quem não tem nenhum, não partam para a violência, usem um metodo mais eficaz, chamem os amigos!!!

terça-feira, setembro 26, 2006

Chidenguele

Ah pois é!!! Como qualquer comitiva real, lá fomos nós a caminho de mais um fim de semana de sonho numa praia perto de si!! Desta vez tivémos o privilégio de montar a tenda (só para os mais aventureiros, onde eu não estava incluido já que optei pela solução VIP) na praia de Chidenguele, a norte de Maputo.


A noite anterior não foi nada fácil e deixou marcas em todos (desde já um bem haja ao Manel Gois que se mudou para a Suiça) especialmente no Betinho, que muita falta fez e nos deixou a morrer de saudades!!! Mas tivémos mais motivos de alegria!!! A praia estava uma maravilha, piscinas naturais, passeios de jipe pela praia muito educativos e sempre muito alcool para manter a motivaçao da equipa. Haja paciencia que tudo se resolve, nem que seja á chapada!!!!

O fim de semana teve várias actividades, desde o campismo, a praia, o desempanamento de carros, o jantar feito pelos HOMENS, o malhamento de copos (camisola amarela para o Rocket Man), o campismo nocturno, futebol de praia, ATL para os mais novos e mergulhos em piscinas naturais.


Foram praticadas algumas provas de desporto extremo, como temos o prazer de apresentar aqui, o mergulho olimpico para a poça, sempre com o máximo de 15 cm de profundidade e sem prancha.

O Tino e a Odete foram uns excelentes anfitriões, nunca deixaram que alguma coisa faltasse durante estes dias que passámos por lá. Sempre prontos a deixar a comitiva satisfeita e fizeram o inesperado que foi abrir as portas da cozinha para uma formação de duas horas de Culinária.
Os chefs estiveram á altura e conseguiram deixar muitos de boca aberta (e não era de sono) porque a noite estava a começar!!! As refeições caseiras maravilharam qualquer um dos presentes e a qualquer hora do dia, com o sem gerador, todos puderam matar fome e dar cabo da larica!!! Apesar de não haver doces por perto, os caramelos africanos fizeram as delicias!!!!

quarta-feira, setembro 20, 2006

Instantes....



Kruger Park - part 3

Continuando nas zebras, aqui ficam mais umas chapas dedicadas a estes belos especimes, a cores e a preto e branco, para não ferir susceptibilidades!!!
O calor apertava e os bichos não davam sinais de vida. O parque estava muito seco, a vegetação estava toda queimada ou já comida e os rios e riachos sem água nenhuma o que criava alguma dificuldade em ver toda a variedade de animais. Mas ainda assim consegui ver um leopardo escondido no meio da esteva, quando se preparava para afiambrar um bambi que andava por lá aos saltos. Tivémos pena de estragar a caçada do felino, mas por pouco quem se lixava era o bambi que a fugir do gato ia levando uma panada do jipe onde nós iamos. Havia de ser bonito, ser preso por atropelar um bambi!!! Como não podia deixar de ser e para não fugir á regra, em todo o lado e mesmo aqui tem que haver sempre um porco metido ao barulho, neste caso é um porco com cornos!! Já não bastava ser porco e ainda por cima corno!! O javali tambem tem direito a foto, já que o contacto mais próximo que havia tido com um bicho destes tinha sido no prato e ás fatias!!!Na foto pode parecer tudo menos um porco, desde um cavalo a um urso, mas acreditem que é mesmo um javali e ao vivo e a cores são bem maiores que os leitões da Bairrada..

Kruger Park - Part 2


Depois de andar de carro quase uma hora á procura de alguma coisa que mexesse, lá fomos nós parar no primeiro café selvagem que encontrámos. Fomos avisados que um dia houve um elefante que entrou pelo café a dentro o que deixou muito chateados os clientes que na altura tinham parado para um xixizinho e acabaram por se borrarem todos, o chamado 2 em 1, graças a uma brincadeira do bichinho!!!! Por lá foi nos possivel ver algumas especies de pássaros que iam desde o irmão africano do tucano ao pardal tunning.
Mais uma ficha, mais uma voltinha e lá fomos nós para brincar aos olheiros e tentar descobrir os animais do parque. Devo avisar as pessoas que nunca foram ao Kruger Park e que queiram ir pela primeira vez, que nao confundam os bambis com coelhos, porque ao principio são giros, depois começam a fartar e no final são uma praga!! O facto de serem tantos faz com que o verdadeiro Bambi perca a piada toda.
Os gnus foram uma surpresa para mim!! Além de ser fã do nome gnu, só tenho pena de nao poder dar esse nome a um dos meus filhos porque não fica bem com Baptista, mas mostraram-se ser uns animais muito pacificos apesar da fisionomia torta e esquisita, o que conta é o interior, é assim mesmo!!!



Mas adiante que a caravana não espera e mais um animal para ver, a passadeira volante, ou seja a zebra. Muito bonitas ao vivo, o verdadeiro cavalo a preto e branco. Para variar sempre em grupo e numa estrada perto de si, se o carro não pára na passadeira, a passadeira faz parar o carro. Aqui se pode ver o poder do código da estrada!!!

segunda-feira, setembro 18, 2006

Kruger Park - Part 1


Bichos, bichinhos e muita bicharada!! Quem ia gostar de lá ir era o Fialho Gouveia montado na sua Arca de Noé para matar saudades dos amigos animais!! Para começar há que dizer que este passeio foi feito debaixo de um calor intenso de mais de 40 graus, o que não é pêra doce em África e por isso nem tudo são maravilhas por aqui, até quando se quer rever alguns familiares mais afastados temos que sofrer com alguma coisa.

Depois de ter entrado no parque lá avistámos o belo do macaco de rabo assado, uma familia inteira com os putos e tudo, um tipico dia de sábado, onde se reune a familia toda para um passeio no campo. Os mais pequenos sempre aos saltos, ou nao se chamassem eles MACACOS. É estranho saber que um dia, alguem da nossa familia foi assim e com muito sacrificio foi se aperfeiçoando até chegar ao que somos hoje. Parabens Familia, é assim mesmo, há que tentar para ser bem sucedido. Outros bem que tentam mas não conseguem, e tentam muito mesmo!!!


Depois vêm os bufalos, sempre ao magotes, lá andam eles de um lado para o outro á procura da erva mais verdinha e de agua para matar a sede, porque quando o calor aperta, meus amigos, nem uma sombrinha salva!!! Muito grandes e sempre em proporção ao cornos que lhes puseram, os bufalos são animais que metem respeito e ao mesmo tempo muito parecidos com algumas pessoas que conheço, pelo menos nos adornos!!!


Os rinocerontes, que aminal enorme. Só tive o prazer de os conhecer deitados e mesmo assim muitas vezes eram confundidos com calhaus, mas calhaus do tamanho de um autocarro! Impressionante como um animal tão calmo tem um tamanho tão grande e ao mesmo tempo só apetece dar festinhas e levar para casa!!! Para minha não é de certeza mas é um animal que gostamos sempre de ver se fôr na casa dos outros, nem que seja pela originalidade das poias, parecem côcos!!! Dizem que o estume faz bem á terra e é bom para as flores, este fertilizante meus amigos, deve ser milagroso, pelo tamanho e pelo formato, já que uma flôr plantada com este fertilizante de certeza que deve nascer com tromba, no minimo!!!!

terça-feira, setembro 12, 2006

Algumas maravilhas no mundo....


Um bocadinho a pé, um bocadinho andando lá vamos nós no carro do Armando. Um dos dias decidimos ir ver o por do sol mais de perto e para isso havia que fazer um ligeiro passeio pelo meio do mangal de forma a chegar a um dos miradouros á disposição. Devido á falta de uma jipanga, tivemos de ir a pé e optar pelo miradouro do Flamingo Bay Lodge.




Pelo nome pode parecer mais um hostal de sul-africanos, para sul-africanos e só com sul-africanos. Mas deixem lá isso para trás, até eu fiquei de boquinha aberta quando vi tal coisa. É incrivel como no meio do nada consegue existir um hotel desta categoria. Water Chalets no meio de um mangal que fica cheio de água consoante a subida e a descida das marés, que inunda não só o mangal como também a estrada de areia que dá acesso á passadeira de madeira que liga ao Flamingo Bay. Não levem lá as namoradas senão correm o risco de ter de lá ficar uma noite com ela, nem que seja para ela vos pedir em casamento!!!!

Pelo caminho para esta maravilha, passámos e parámos ainda em mais dois lodges, o Barra Lodge e mais outro que eu não decorei o nome, mas quem quiser saber eu explico como lá chegar e é só ver pelos próprios olhos. É pena que o meu estágio não é em turismo, senão este blog parecia uma agencia de viagens, mas infelizmente alguém tem de trabalhar e dar duro pela vida e por isso, estes pequenos prazeres aconteçem muito esporadicamente. Além disso, como o marketing serve para alguma coisa, vejam lá se se deixam convencer pelas fotos e venham me fazer uma visita, tou a pedir!!!!

Praia do Tofo

Depois de algumas horas de carro por montes e vales, lá chegámos ao Tofo. Uma vila ou sei lá o que é que se pode chamar aquele lugar, mas no fim da estrada que passa por Inhambane temos o Tofo. Samuel á vista e lá vamos nós para a nossa maison de fim de semana e para uns merecidos dias de descanso e de praia! Devo dizer que a casa que podem ver em baixo foi onde nós ficámos, e incluia empregada o dia inteiro e guarda a noite toda, para que os princepezinhos estivessem sempre em segurança!!!

Água quente, mas quente mesmo. É dificil de descrever a sensação de estar a tomar banho no mar e parecer que a unica coisa que falta é a esponja e o sabonete para lavar as miudezas, já que a temperatura da água não facilita o processo de sair do banho assim sem mais nem menos. Praias desertas, sol de chapa, água quente e boa companhia é o que se quer durante o feriado!! Intercalar o Tofo e o Tofinho e lá vamos nós passando os dias ao sol e aproveitando tambem para conhecer os tofenses que dedicam a maior parte do seu tempo ao comercio de artesanato que vão vendendo pela praia e pela pesca de várias coisas entre as quais ostras. A vida aqui não tem muito que se lhe diga, apenas praia e descanso.

Casa Barry, Dinos, Casa de Comer são alguns dos sitios por onde podem passar e experimentar qualquer coisa do cardápio que não se vão arrepender. As pessoas são bastante simpáticas, ás vezes um bocado chatas, mas temos de dar o desconto, já que andar o dia todo ao sol a fritar o bróculo, depois de alguns anos começa a deixar marcas!!

Mas nesta região nem toda a beleza está só nas praias, também o campo é de cortar a respiração. Mangais de perder de vista, e mais outros campos verdes de qulquer coisa que eu agora não me lembro o que é, mas que conseguem criar um efeito muito bonito e que nos faz ficar com vontade de voltar aos tempos da tropa e andar por aí a desbravar mato que nem um louco. Que saudades do Telmo do Big Brother, sempre pela guarita!!!

Depois temos ainda o por do sol, que aqui em África é sempre uma experiencia nova a cada dia que passa. Pode parecer todos os dias igual, mas acreditem que não é bem assim. Aqui a tentaiva de ver o por do sol acabou meio furada e em cima de um UMM carregado de tugas, só falta confirmar a nacionalidade do cachorro que lá ia, mas pelo bigode devia ser do nuorte quase de certeza. Que maravilha para os olhos ver o por do sol no meio do mato, ao lado da praia e longe da civilização.

É assim que se vão passando os poucos tempos livres em Moçambique!! Viva o trabalho!!!

Transporte especial de tudo!!!!

Querem transportar qualquer coisa de qualquer lado para onde quer que seja? Contratem uma empresa moçambicana e não se vão arrepender, eu posso garantir. Durante a viagem que fiz este fim de semana cruzei-me com bastantes carros pelo caminho na estrada nacional 1, e qual foi o meu espanto ao reparar que aqui é possivel transportar tudo e mais alguma coisa desde que o jeitinho seja muito. Carros, cabras, troncos, e mais algumas coisas e sempre com capital humano á mistura para garantir que nada fica pelo caminho. Não é mais caro se misturar vários tipos de carga, mas é muito provável que o dono do carro não fique muito contente quando for dar uma voltinha no mesmo com a sua dama, deve estar um cheiro a cabrita que ninguem aguenta!!!



quarta-feira, setembro 06, 2006

Carrinho de mão, aqui não!!!

Ás vezes incomoda..


Nunca se pensa nisso até ter de viver com ele dia a dia. É das coisas que faz mais confusão quando se chega a Maputo, o lixo. Não é fácil de descrever a quantidade de lixo que há espalhado por esta cidade, aos montes por todo o lado. Até agora tem sido só um choque para os olhos, mas á medida que o calor começa a apertar, o nariz já está a sentir o cheirinho. Provavelmente vai começar a surgir com o calor, uma mistura de cheiros interessante. Não sei porquê mas vai dar merda....

Betinho: olha a minha!!!!


Que saudades!!! Quase dois meses sem por os olhos em cima da minha burra!!!! Por muito insensivel que uma pessoa possa ser, é de ficar com uma lágrima no canto do olho só de ver este mimo, é verdade que está em boas mãos, mas aqui é que ela estava bem, para poder andar á vontade no sei verdadeiro habitat. Buracos, muita terra e muita areia... Betinho, se ela estivesse aqui ias ver o que é bom para a tosse e para o nariz, já que andavas sempre a comer pó!!!!


PS- obrigado Mariana por este pequeno grande presente...